Além das estalecas: Cascas de frutas são inimigas da pele?

Além das estalecas: Cascas de frutas são inimigas da pele?

Banana, laranja e até saco de lixo: no 'BBB 24', Beatriz inova em biquínis  inusitados e causa polêmica na web. Relembre criações!

Dermatologista esclarece quais são os riscos ao customizar looks como os da Beatriz no BBB24

A participante Beatriz, do BBB, parece estar empenhada em manter os colegas de elenco no ‘Ta Com Nada’ devido às punições. Isso porque para cumprir as promessas de retorno dos paredões, a sister vem customizando algumas peças de roupa com casca de fruta.

Recentemente, Bia recebeu uma chamada de atenção ao vivo, ao usar um sutiã feito por cascas de laranja. Segundo a dermatologista Mayla Carbone, as frutas ácidas, como laranjas, limões e tangerinas, ao entrarem em contato com a pele, podem desencadear diversos efeitos adversos. “Os componentes ácidos presentes nas frutas cítricas, quando entram em contato com a pele, podem provocar irritações, queimaduras, vermelhidão, coceira, desconforto, sensação de queimação e até mesmo formação de bolhas. Mesmo depois de manipular essas frutas, é necessário lavar as mãos e evitar totalmente a exposição ao sol”, explica a médica.

A customização mais recente da sister, feita com cascas de banana, lhe rendeu menos 500 estalecas, porém, não contém tantas preocupações dermatológicas.

“Quanto à casca de banana, quando aplicada sobre a pele, geralmente não apresenta malefícios para a maioria das pessoas”, aponta Mayla. “De fato, alguns especialistas afirmam que a casca de banana possui propriedades hidratantes e antioxidantes, podendo auxiliar na redução da acne, no clareamento da pele e na diminuição de rugas. No entanto, não existem evidências científicas sólidas que comprovem esses benefícios”.

Por outro lado, Mayla ressalta que, ao criar as roupas com esses componentes como acessórios, é necessário manter certos cuidados, principalmente por ser um programa de rede nacional e que influencia gostos e tendências. “É perigoso, porque algumas pessoas que assistem podem ser sensíveis à casca de banana e podem desencadear irritações. Minha sugestão, ao criar um look nessas condições, é realizar um teste de sensibilidade em uma pequena área da pele antes. Se sentir desconforto, abandone a ideia”, finaliza a doutora.

Sobre a especialista:

Dermatologista Mayla Carbone é graduada em Medicina pela Universidade Lusíadas (UNILUS – Santos) há mais de 10 anos com residência em Clínica Médica na Santa Casa em São Paulo e em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Já participou de diversos congressos e realizou diversos cursos nacionais e internacionais voltados para especialização.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem