Aluna da escola Mauro Sérgio Vieira vence concurso do Samuzinho

Aluna da escola Mauro Sérgio Vieira vence concurso do Samuzinho

NOVO MASCOTE
 
Aluna da escola Mauro Sérgio Vieira vence concurso do Samuzinho
 

Rafaella Baldessin, de 10 anos, foi a grande vencedora do concurso que elegeu o novo mascote do Samuzinho, programa educativo do Samu Limeira. Aluna da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira, ela desenhou uma socorrista com traços delicados e rosto de menina, de olhinhos puxados, usando um bonezinho de babados azuis. No fundo, ilustrou uma unidade de resgate, com o número do Samu, 192, destacado na carroceria. Muito emocionada, a estudante comentou o resultado do concurso. “Estou nervosa até agora”, disse durante a cerimônia realizada ontem (4), no teatro Nair Bello.

O pai de Rafaella, Christian Clayton Baldessin, de 46 anos, que trabalha como instrutor de autoescola, falou sobre a dedicação da filha aos estudos. “Minha filha é muito aplicada na escola, sempre vai bem nas provas”, comentou. “Em casa, prezamos pelos estudos, temos tempo para ajudá-la a fazer a lição de casa”, completou.

A professora de Arte de Rafaella, Carla Regina Bianchesi Ferreira, foi ao teatro para acompanhar o resultado da premiação. Ela relatou que o Samuzinho esteve na Mauro Sérgio Vieira ministrando uma palestra, o que deu subsídios à elaboração dos desenhos. “Estou muito feliz, Rafaella é uma aluna exemplar e organizada”, disse.

O evento recebeu a presença da vice-prefeita, Erika Tank, dos secretários de Saúde (Vitor Santos), Educação (André De Francesco), Cultura (José Farid Zaine) e Comunicação Social (Sérgio Moreira), do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, da vereadora Mariana Calsa, da enfermeira e coordenadora do Samu, Thamara Maciel Garcia Ribeiro, além dos cinco alunos finalistas, acompanhados de familiares e de representantes das escolas.

Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, falou sobre a importância do trabalho prestado pelo Samu. A vice-prefeita lembrou que, graças à equipe de socorristas do serviço, Limeira foi a primeira cidade do país a implantar a Lei Lucas, que prevê a capacitação de toda a Rede de Educação em primeiros socorros. A Lei Lucas foi apresentada à Câmara no período em que Erika Tank atuava como vereadora. “Parabéns às crianças participantes desse concurso, que deram rosto aos nossos heróis do Samu”, frisou.

Criado em 2017, o Samuzinho visa divulgar o trabalho do Samu, reduzir o número de trotes ao serviço e transmitir noções de primeiros socorros aos alunos das escolas municipais. O programa foi suspenso durante a pandemia e retomado no mês passado, com palestras nas escolas da rede. Para marcar essa retomada e estreitar os laços com os estudantes, houve o lançamento do concurso.

A iniciativa recebeu a participação de estudantes do 5º ano. Uma comissão julgadora definiu os cinco melhores desenhos, colocados à votação pela internet. Todos os finalistas ganharam bicicletas da Secretaria de Educação e irão ilustrar o material de divulgação do Samuzinho. Além disso, o mascote elaborado por Rafaella será adesivado na viatura dos instrutores do programa.

De acordo com balanço do Samu, 1.592 pessoas votaram no concurso. Rafaella liderou a eleição, com 536 votos (33,7%). Em segundo lugar, despontou Gabrielly Vitória Vicente, da Emeief Prof. Nestor Martins Lino, com 312 votos (19,6%).

Maysa Alice dos Santos Lima, da Emeief Profª Maria Apparecida de Luca Moore, ocupou a terceira posição, com 298 votos (18,4%), enquanto Lara Lucato Lima, da Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra, alcançou a quarta posição, com 277 votos (17,4%). “Trote é crime, enquanto você faz uma brincadeira, uma pessoa pode estar morrendo”, comentou Lara.

Em quinto, ficou Otávio dos Santos Silva, também da Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra, com 169 votos (10,6%). “Eu fiz um desenho para as pessoas não passarem trote, porque isso é bem sério”, comentou Otávio, ao lado de sua bicicleta nova.

Também prestigiaram a cerimônia, integrantes da equipe do Samu, a enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento, Fernanda Cantão Silva, e a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olívio Dionizio.

Texto: Cibele Gianechini – Jornalista
Fotos: Adilson Silveira
Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem