Alunos de Limeira propõem programa de voluntariado na Saúde e que envolve famílias de baixa renda

Alunos de Limeira propõem programa de voluntariado na Saúde e que envolve famílias de baixa renda

 

Jovens de Limeira: Empenhados em Transformar a Saúde e Fortalecer Comunidades de Baixa Renda através do Programa de Voluntariado.

A Fábrica de Inovação (FDI) e a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira finalizaram na última quarta-feira (17) a edição do “Resolve Aí” na escola estadual Professor William Silva, que fica no Parque Novo Mundo. Alunos de duas turmas do primeiro ano do ensino médio foram desafiados a apresentarem soluções para demandas elencadas pela Secretaria de Saúde. A equipe vencedora sugeriu um programa de voluntariado que envolve poder público e famílias com baixa renda.

O evento começou na terça-feira (16) e ocupou todo o dia dos estudantes. Antes de chegar às soluções, eles participaram de oficina com Lego, palestras e receberam informações diretamente de servidores da Saúde sobre os 15 principais problemas identificados nesse setor, sobretudo que afetam as unidades básicas de saúde.

Os alunos foram separados em 10 equipes e cada uma recebeu uma das demandas para trabalhar na solução durante o dia. Na noite de terça-feira, cada time apresentou seu projeto aos jurados que compuseram a banca: Jefferson Penteado (BluePex e FDI), Tito Almirall (secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Anderson Santos (consultor do Sebrae) e Fernanda Cantão (servidora da Saúde).

Os três projetos escolhidos pelos jurados foram divulgados aos alunos na quarta-feira e ficaram com a seguinte colocação:

1ª Colocação
Alunos: Brenda Gabrielly Lee de Souza, Eduardo Rodrigues dos Santos, Leticia C. dos Santos, Pedro R. e Priscila Fernanda
Problemática: Falta de planejamento adequado quando há a necessidade de mudanças

2ª Colocação
Alunos: Grazielle Ribeiro Pequenho, Letícia Kauanny Cordeiro da Silva, Livia Maria da Silva e Vinícius da Silva Patricio
Problemática: Problemas estruturais em algumas unidades

3ª Colocação
Alunos: Brayan Facco Gourlart, Marcela V. Stabile dos Santos, Mariana dos Santos Vieira e Vinícius Henrique Pontes
Problemática: Falta de conscientização da população em relação às vacinas do calendário vacinal

Os alunos que integraram o projeto campeão sugeriram maior integração entre o poder público e a comunidade, para que a população participe do planejamento. Propuseram um programa de voluntariado que inclui famílias em vulnerabilidade social e que elas sejam beneficiadas, por exemplo, com cestas básicas pela contribuição. Para os alunos, essa é uma forma de envolver a comunidade e beneficiá-la ao mesmo tempo.

Todos os alunos receberam certificado de participação e camisetas alusivas ao evento. Os melhores colocados também ganharam medalhas e o certificado de cada um recebeu o selo conforme sua colocação, além de kits com brindes.

O evento foi organizado a partir de uma parceria entre a FDI, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e a direção da escola Professor William Silva. Contou com o apoio da Secretaria de Saúde e de voluntários da Liga do Conhecimento e da Liga de Estágios da Unicamp (Liestag).

A Oficina de Lego foi possível por meio da instituição Aprenda Conosco e o evento teve patrocínio de AV Orientae, Home Well, Liga do Conhecimento, MX Drive, Nilson Moura, Osti Barras e Hastes Roscadas, RC Soluções, Solutions BI, Suporte JTI e Vital Labs.

Fonte: Inova Limeira

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem