Alunos de teatro desenvolvem técnicas de expressão em aulas gratuitas

Alunos de teatro desenvolvem técnicas de expressão em aulas gratuitas

A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea): Promovendo a Formação Artística Gratuita na Comunidade de Limeira-SP

A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) oferece cursos diversificados, entre eles, o de Teatro. Com turmas que variam em idades a partir dos 10 anos, as aulas são ministradas temporariamente por
 Leandro Bonin e Tatiana Alves, que ensinam o fazer teatral com técnicas e dinâmicas entre os alunos. Os cursos são oferecidos gratuitamente para a comunidade, pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Leandro Bonin apresenta aspectos lúdicos em suas aulas. “Ensino através de jogos teatrais e brincadeiras adaptadas, para que o aprendizado seja facilitado”, explicou. Sua aluna, Isabelli Dolfi, de 10 anos, disse que aprendeu nas aulas como articular bem a boca e se expressar com o corpo, podendo contar histórias sem necessariamente falar. “Aprendi a contar uma história triste com um sorriso no rosto e a contar uma história feliz chorando”, relatou. “O professor explica bem. Acho as aulas bem divertidas e dinâmicas. Aprendemos a como nos expressar de maneiras diferentes”, falou Giovana Bueno, outra aluna de Leandro. “Também aprendi a como controlar as minhas emoções nas apresentações”, destacou.
Já Tatiana Alves começa trabalhando a interação de seus alunos. “Primeiramente, foco na cumplicidade e no trabalho em grupo. Busco neutralidade, procuro tirar os vícios que cada um tem, inserindo suas vivências”, falou. “Trabalhamos a preparação corporal, o vocal e a interpretação”, acrescentou. Uma de suas alunas, Rafaella Leite, acha as aulas criativas. “A professora é divertida e ensina de forma carinhosa”, declarou. Outra aluna, Julia Gonçalves, também elogiou: “gosto muito da professora, ela ouve os alunos, qualquer coisa é só conversar com ela. Na questão da atuação, ela está sempre dando toques importantes e ensinando com leveza”. Com as aulas, Julia disse ter aprendido a se soltar mais. “Tenho evoluído bastante com o teatro”, finalizou.
Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, o trabalho de formação para as artes também é um dos diferenciais da cidade, além dos eventos culturais e de lazer que a pasta a qual lidera traz à população. “Temos equipamentos muito importantes nesse sentido, que nem sempre outras cidades mantêm, como a Emcea, as Casas de Cultura e a Escola Livre de Música (ELM)”, exemplificou.
Todos os cursos culturais e artísticos oferecidos na Emcea integram o Departamento de Formação para as Artes, e são gratuitos. 
Fonte: Secretaria de Cultura
Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem