“Ansiedade do cardápio”, que atinge 86% da Geração Z faz com que brasileiros acessem o menu de um restaurante pelo menos três vezes na mesma visita

“Ansiedade do cardápio”, que atinge 86% da Geração Z faz com que brasileiros acessem o menu de um restaurante pelo menos três vezes na mesma visita

O que é a 'ansiedade do cardápio', segundo esta pesquisa - Nexo Jornal |  Nexo Jornal

(Foto: Divulgação) 

Pesquisa britânica mostra que as causas do transtorno variam entre medo de se arrepender, excesso de opções e ausência do preço. Especialista em cardápios digitais oferece dicas que podem amenizar a angústia dos clientes

A confusão de realizar um pedido em um estabelecimento é uma situação recorrente na vida de qualquer jovem ou adulto. Até então, essa problemática não tinha recebido uma nomeação específica, mas, recentemente, uma pesquisa realizada no Reino Unido pela rede de restaurantes britânica Prezzo, apontou que a angústia de escolher um produto em um restaurante pode ser denominada como a “ansiedade do cardápio”. Entrevistando cerca de 2.000 pessoas, os dados coletados definiram que 86% dos jovens entre 18 e 24 anos sofrem do transtorno e, ainda, a preocupação consome pelo menos 97% dos adultos em geral.

O motivo, de acordo com o mesmo levantamento, varia entre o receio de se arrepender do que foi pedido, o excesso de opções oferecidas pelo estabelecimento, a ausência de uma alternativa que agrade e, principalmente, a falta de informações sobre o produto, como o seu tamanho, por exemplo. Ainda que realizada no Reino Unido, a afirmação também pode ser considerada em solos brasileiros já que, a OMS (Organização Mundial da Saúde) confirma que o Brasil é reconhecido por uma porcentagem alta de diagnóstico de transtorno de ansiedade e, segundo dados coletados pela Thriky, os consumidores brasileiros acessam o cardápio de um restaurante pelo menos 3 vezes em um mesmo pedido.

A Thirky é a primeira plataforma do Brasil a desenvolver campanhas para grandes marcas dentro dos cardápios digitais. Além de realizar serviços de divulgação, a Thirky possui parcerias com mais de 30 mil estabelecimentos por todo o país, possibilitando coletas de dados que permitem descobrir padrões importantes no comportamento do consumidor contemporâneo. De acordo com Hiago Romero, COO da Thirky, essa inquietação do cliente está muito relacionada a decisões tomadas pelo próprio estabelecimento: “creio que o medo maior do consumidor atual é errar o pedido. Isso porque, os cardápios convencionais na maioria das vezes vêm desacompanhados de fotos e possuem o mínimo de informações sobre o produto. Deixar o ítem à mercê da imaginação do consumidor causa um receio de se arrepender compreensível”.

Além das problemáticas já citadas aqui, Hiago menciona também que a espera por receber o cardápio em mãos já é o suficiente para alimentar o transtorno: “quando o consumidor precisa esperar a chegada do cardápio, isso já gera uma ansiedade. Há restaurantes que não têm agilidade de distribuir os menus de forma rápida e, quando ele chega, geralmente vem com uma dezena de páginas, sem recursos visuais e com a ausência de informações essenciais do produto. Esses pequenos erros são responsáveis por alimentar os outros sintomas”.

Sendo assim, o especialista menciona a necessidade da preocupação com o cliente desde antes de sua chegada. “É preciso pensar que a Geração Z já nasceu digital. A Google mesmo já demonstrou que pelo menos 40% dessa faixa etária usam as redes sociais para pesquisar sobre opções de lazer antes mesmo de frequentar o local. Sendo assim, é preciso conceder uma boa receptividade ao cliente mesmo antes dele chegar. Manter as redes atualizadas, com fotos dos produtos e disponibilizar o cardápio online, por exemplo, já amenizariam o sofrimento do cliente, que já terá uma noção das opções disponíveis e dos preços praticados. Possivelmente, no momento de decisão, até reforçaria a escolha pelo seu estabelecimento dentre tantos outros disponíveis no mercado.”

Por fim, Hiago ressalta uma solução inerente da ansiedade do cardápio, que poderia resolver grande parte dos sintomas do transtorno: investir na digitalização dos menus. “Um cardápio atualizado e digital com fotos de tudo o que a casa oferece já solucionaria a maioria dos problemas. Neles, é possível inserir vídeos, fotos em 360° e outros recursos que podem mitigar as dúvidas sobre o que pedir. Também, no caso dos cardápios digitais, a atualização das opções se torna facilitada. O cliente não precisa se preocupar se um produto está disponível ou não, o que é outro receio relacionado a ansiedade do cardápio. Tudo depende de uma comunicação otimizada”.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem