‘Asfalto borracha dura três vezes mais que o convencional’, diz especialista

‘Asfalto borracha dura três vezes mais que o convencional’, diz especialista

Segundo Wander Omena, o produto foi passando por uma série de inovações e incrementos até chegar ao status atual que permite competir com o asfalto convencional.

Em média são coletados no Brasil, por ano, 342 mil toneladas de pneus velhos ou carcaças. E essa é uma das principais fontes para o asfalto borracha, que utiliza o material reutilizável para fazer a liga que pode asfaltar ruas, avenidas e estradas.

Basicamente, a borracha do pneu é triturada e processada até virar pó. Ao Cidades e Soluções, o engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Greca Asfaltos, Wander Omena, mostrou a diferença entre os tipos de asfalto e garantiu a qualidade do produto que usa borracha.

“Estudos conduzidos pelas principais universidades do Brasil demonstraram que o nosso asfalto borracha dura em torno de três vezes mais do que o asfalto convencional”, diz.

O principal diferencial, conta o engenheiro, está na forma como o material se deforma. Na comparação com o material convencional, o asfalto borracha é mais elástico.

“O produto foi passando por uma série de inovações e incrementos até chegar ao status atual, onde a gente consegue aplicar o asfalto borracha numa mesma temperatura que os asfaltos convencionais”, conta.

Segundo Omena, para cada 100 quilômetros de asfalto aplicado, são retirados mil pneus do meio ambiente.

Fonte: G1

 

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem