Conta de luz sobe com acionamento da bandeira amarela a partir de hoje

Conta de luz sobe com acionamento da bandeira amarela a partir de hoje

Conta de luz em Artur Nogueira: Aneel reajusta valor da bandeira tarifária  vermelha 2 em 52% - Correio Nogueirense

A partir desta segunda-feira (1° de julho), os consumidores brasileiros terão um aumento na conta de luz devido ao acionamento da bandeira tarifária amarela, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cobrança adicional será de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho.

A decisão da Aneel foi motivada pela previsão de chuvas abaixo da média e pelo aumento do consumo de energia, especialmente em razão das temperaturas mais altas registradas no país. Esses fatores elevam os custos de operação do sistema de geração de energia, especialmente das hidrelétricas, exigindo o acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras.

Segundo a agência reguladora, esta é a primeira alteração na bandeira tarifária desde abril de 2022, após 26 meses seguidos com bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia e menor custo para o consumidor.

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado pela Aneel em 2015, visa informar aos consumidores o custo real da energia elétrica gerada. As cores das bandeiras (verde, amarela e vermelha nos patamares 1 e 2) indicam se haverá um aumento ou redução na tarifa em função das condições de geração de energia, sendo a bandeira vermelha a mais cara e a verde a mais barata.

Com o sistema de bandeiras tarifárias, os consumidores podem tomar decisões mais conscientes sobre o consumo de energia, contribuindo para a eficiência do sistema elétrico nacional e reduzindo a necessidade de acionamento de termelétricas, que são mais poluentes e onerosas.

Os impactos do acionamento da bandeira amarela serão observados na conta de luz dos consumidores ao longo do mês de julho, refletindo os custos adicionais decorrentes das condições climáticas e de geração de energia no país.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem