Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro: Cronograma e detalhes das provas do Enem 2024 são divulgados

Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro: Cronograma e detalhes das provas do Enem 2024 são divulgados

Onde ver o resultado da isenção do Enem 2024? Veja como consultar - Papo  Carreira - Diário do Nordeste

O cronograma para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foi oficialmente divulgado nesta segunda-feira (13), trazendo informações cruciais para os estudantes que planejam participar do exame. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, com a divulgação do gabarito oficial agendada para o dia 20 do mesmo mês. Os resultados individuais estão previstos para serem disponibilizados em 13 de janeiro de 2025.

As inscrições para o Enem 2024 começarão em breve, a partir do dia 27 de maio, e se estenderão até 7 de junho. O processo de inscrição deve ser realizado através do site enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deverá ser paga entre os dias 27 de maio e 12 de junho. Além disso, solicitações para tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser feitas até o dia 7 de junho.

Para os candidatos que solicitaram atendimento especializado, o resultado inicial será divulgado em 17 de junho, com um período para recursos que se estenderá até o dia 21. O resultado final desses recursos está programado para 27 de junho.

Provas do Enem 2024 serã0 em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma |  Agência Brasil

O edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, coincidindo com a divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, disponíveis na Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade organizadora do exame.

As provas do Enem 2024 serão compostas por quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. Os candidatos serão avaliados em quatro áreas de conhecimento: linguagens, redação, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática.

O primeiro dia de prova abrangerá questões de linguagens, redação, códigos, ciências humanas e suas tecnologias, com uma duração de cinco horas e 30 minutos. O segundo dia será dedicado às provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com uma duração de cinco horas.

O Enem continua a ser uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas para selecionar estudantes em processos seletivos. Além disso, os resultados do Enem são utilizados em programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), e podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem