Inédito: Brasil terá alistamento militar feminino pela primeira vez em 2025

Inédito: Brasil terá alistamento militar feminino pela primeira vez em 2025

Jornal Correio | Forças Armadas vão permitir alistamento militar feminino  pela 1ª vez na história

 

As Forças Armadas brasileiras abrirão suas portas para o alistamento militar feminino a partir de 2025, marcando um marco histórico na participação das mulheres na carreira militar. Pela primeira vez, elas terão a oportunidade de se alistar voluntariamente para ingressar na carreira de soldado, com previsão de admissão nas tropas já em 2026.

A confirmação dessa decisão foi feita pelo Ministro da Defesa, José Múcio, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o plano estabelecido, mulheres que completem 18 anos no próximo ano terão a prerrogativa de se alistar voluntariamente, seguindo o mesmo padrão de idade para alistamento obrigatório dos homens.

Múcio enfatizou a abertura das Forças Armadas para que as mulheres ingressem não apenas em funções de apoio, como enfermagem e escritório, mas também na infantaria, destacando a intenção de ter mulheres capacitadas e aptas para atuarem plenamente em todas as áreas militares.

Governo discute estrutura e campanha para alistamento feminino em 2025 |  Blogs CNN | CNN Brasil

A decisão de permitir o alistamento feminino foi resultado de diálogos entre o ministro e comandantes militares, demonstrando um reconhecimento do potencial e da contribuição das mulheres para as instituições militares. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a quantidade de vagas disponíveis para candidatas do sexo feminino, mas a iniciativa representa um passo significativo em direção à igualdade de gênero no ambiente militar brasileiro.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem