Limeira confirma 2ª morte por febre maculosa no ano; vítima é idoso de 66 anos

Limeira confirma 2ª morte por febre maculosa no ano; vítima é idoso de 66 anos

Segundo a administração, óbito ocorreu no final de junho, após o morador ser atendido em Santa Bárbara d’Oeste, que notificou e coletou os exames para investigação da morte.

Carrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa — Foto: Vinícius Rodrigues de Souza

Carrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa — Foto: Vinícius Rodrigues de Souza

A Secretaria de Saúde de Limeira (SP) informou nesta sexta-feira (21) a segunda morte por febre maculosa em 2023. Segundo a prefeitura, o paciente é um homem de 66 anos. O óbito ocorreu no final de junho, após o homem ser atendido em Santa Bárbara d’Oeste (SP), que notificou e coletou os exames para investigação da morte. Não há informação sobre a localização da possível infecção.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Limeira, tão logo foi notificada do caso, a Divisão de Controle de Zoonoses iniciou o acompanhamento junto à família para investigação de identificação do local provável da fonte de infecção (LPI) e a técnica do levantamento acarológico.

Segundo balanço da pasta, foram confirmados dois casos da doença neste ano e em ambos os pacientes não resistiram. Quinze suspeitas já foram descartados e 38 seguem em investigação.

Ainda conforme a pasta, em locais positivos para a presença do Amblyomma sculptum (espécie do carrapato-estrela) são colocadas placas informativas alertando a população sobre os cuidados e riscos da doença, além das unidades de saúde que devem ser procuradas.

A administração municipal ainda cita as seguintes ações preventivas:

  • Aplicação de carrapaticida e manutenção das gramíneas e outras espécies de capins com roçagem mecanizada nos parques de maneira rotineira;
  • Ações educativas em escolas, e outros espaços, com palestras, distribuição de folders e cartazes;
  • Veiculação de campanhas educativas em mídias sociais, e encaminhamento de material informativo às unidades de saúde do município;
  • Orientações a médicos que prestam o atendimento a pacientes com esses sintomas.

“A rede pública e privada de saúde de Limeira estão orientadas e preparadas para dar o suporte necessário aos pacientes”, acrescentou a prefeitura.

Fonte: g1

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem