Limeira obtém o melhor resultado em 15 anos e fica em 5º em ranking estadual de cidades sustentáveis

Limeira obtém o melhor resultado em 15 anos e fica em 5º em ranking estadual de cidades sustentáveis

Limeira foi certificada em 5º lugar, entre municípios com população de 100 mil a 499.999 habitantes, no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo Estadual. A premiação foi entregue ontem (19) em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, acompanhada da equipe de Educação Ambiental, participou do evento.

O município recebeu nota 94 (o máximo é 100), considerando-se diversas ações promovidas ao longo do ciclo. “É o melhor resultado da cidade em 15 anos. E isso graças ao trabalho de todo o time da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura”, comentou Simone. “A gestão do prefeito Mario Botion tem como uma das prioridades o cuidado com o meio ambiente e isso se reflete em resultados como o PMVA”, acrescentou.

Botion salientou que o programa estadual reconhece as boas práticas de gestão ambiental dos municípios paulistas. “Limeira é referência nesse tema, com ações permanentes durante todo o ano, levando educação ambiental às nossas crianças e conscientização à população”, observou. “Certamente, essas boas práticas serão, cada vez mais, ampliadas em nosso município”, destacou.

Com o intuito de promover a sustentabilidade, o PMVA integra as agendas ambientais municipais com a agenda estadual. Elaborado para desenvolver e estimular políticas públicas locais, o programa trabalha: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

Diretora de Educação Ambiental, Adriana Del Mondo explicou que as diretivas do programa são compostas pelo levantamento de informações e de documentos dentre diversos setores públicos do município, além das ações em Educação Ambiental promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. “O sucesso foi alcançado pelo empenho das secretarias e autarquias municipais envolvidas”, avaliou.

Próximo ciclo

Segundo Adriana, para o ciclo vigente, de julho de 2023 a junho de 2024, as ações continuam. Ela mencionou o fortalecimento das estruturas de governança na gestão ambiental pública municipal; o desenvolvimento de ações em Educação Ambiental; o disciplinamento do uso do solo com planejamento e prevenção de riscos e melhora na resiliência frente aos eventos extremos; e o fortalecimento das ações de conscientização sobre consumo da água e da conservação da qualidade e quantidade de água ofertada.

Ainda conforme a diretora, outras ações concentram-se no fortalecimento da gestão municipal dos resíduos sólidos; manutenção e melhoria da qualidade do ar e controle da emissão de gases de efeito estufa (GEE); planejamento e definição das prioridades para a arborização, valorizando o uso de espécies nativas; a proteção, conservação, recuperação, restauração de áreas estratégicas para a manutenção dos recursos naturais, além do fortalecimento de medidas de conservação da fauna silvestre local.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem