Limeira se destaca com uma das menores taxas de homicídios do Brasil, revela estudo

Limeira se destaca com uma das menores taxas de homicídios do Brasil, revela estudo

Foto: Prefeitura de Limeira

Por Lucas Pinto Ferreira – Estagiário PUC-Campinas

A taxa de homicídios de Limeira é uma das mais baixas do Brasil, segundo relatório do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma fundação vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. Os dados divulgados correspondem a 2022.

Limeiras esta entre as 24 cidades com menor taxa entre os 319 municípios, com uma taxa de 6,9 com 20 homicídios registrados, bem menor com relação ao país, que é de 21,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. E praticamente é idêntica a do estado, que é de 6,8 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo o estado com menos violência do país.

Já em relação às regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba, Limeira só fica atrás de Valinhos entre as menos violentas, porque Valinhos registrou 6,3 homicídios a cada 100 mil habitantes.

As ações da administração de Limeira desde 2017 explicam os bons resultados na área de segurança. No primeiro ano de governo, o prefeito Mario Botion criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), integrando Polícias Civil e Militar com a Guarda Civil Municipal (GCM) e envolvendo secretarias municipais e a sociedade civil.

Durante as duas gestões de Botion, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil ganhou em efetivo e equipamentos. A GCM aumentou seu quadro com novos concursados e a Defesa Civil triplicou seu efetivo.

Além disso, houve melhorias significativas nos equipamentos, incluindo armamentos e tecnologias de inteligência, como a ampliação da muralha digital.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem