Niterói sedia importante evento sobre o futuro da conectividade

Niterói sedia importante evento sobre o futuro da conectividade

Foto Agencia Brasil

Por Lucas Pinto Ferreira – Estagiário PUC-Campinas

Começou na segunda-feira (20) em Niterói, o Workshop RNP, sobre internet e conectividade, o futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de informações entre centros de pesquisa foram alguns dos destaques. O encontro é organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pesquisadores, governo, empresas e startups participam de uma série de debates no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O diretor de Cibersegurança da RNP, Emílio Nakamura, destaca a importância de investir no setor para lidar com os novos desafios trazidos pelas tecnologias em rede. Ainda defende que o país está se movimentando em termos legislativos e estruturais no setor, faz um alerta para as ameaças digitais que tem evoluído de maneira mais rápida do que os sistemas de proteção.

“Hoje, os setores financeiro, de água, de energia, de transportes e de saúde, por exemplo, dependem cada vez mais de elementos digitais. É possível criar um caos ou uma catástrofe realizando ataques cibernéticos que afetam o funcionamento desses setores. No Brasil, ainda vemos poucos incidentes dessa natureza. Mas eles podem acontecer e temos toda uma discussão sobre como os ataques podem afetar a economia e a infraestrutura do país”, diz Nakamura.

Ele destaca ainda que é preciso avançar no plano nacional de educação cibernética, além dos investimentos em segurança e que contemple todas as pessoas e seja parte importante do currículo em escolas e faculdades.

“Hoje, é mais do que necessário que as pessoas tenham uma educação cibernética. As crianças, os jovens, todo mundo. Sobre como agir no mundo digital para que não seja alvo de tentativas de fraudes e outros ataques”, reforça o diretor do RNP. “Alguns países já lidam com essa educação cibernética com crianças, e o Brasil não tem isso oficializado como parte do currículo. Na graduação, seria importante que esse tema entrasse como parte de todos os cursos, porque é algo que atravessa todas as profissões” diz Nakamura.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem