Nº de roubos e furtos de veículos sobe 32,8% e é o maior em sete anos em Limeira; veja flagrantes

Nº de roubos e furtos de veículos sobe 32,8% e é o maior em sete anos em Limeira; veja flagrantes

O número de roubos e furtos de veículos e motos em Limeira (SP) aumentou 32,8% nos primeiros cinco meses deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Entre as maiores cidades das regiões de Piracicaba (SP) e Campinas (SP), Limeira é a que apresentou o maior aumento percentual.

Nº de roubos e furtos de veículos entre janeiro e maio de 2023

Cidade 2022 2023 Variação
Campinas 2206 2175 -1,4%
Piracicaba 236 242 2,5%
Limeira 478 635 32,8%

De janeiro a maio deste ano foram registradas 635 ocorrências deste tipo na cidade, contra 478 do mesmo período do ano passado.

O número também é o maior em sete anos – considerando este mesmo período -, segundo a série histórica da SSP. Confira abaixo os dados dos cinco primeiros meses de cada ano desde 2017:

2017 – 597 crimes registrados
2018 – 397 crimes registrados
2019 – 346 crimes registrados
2020 – 329 crimes registrados
2021- 270 crimes registrados
2022- 478 crimes registrados
2023- 635 crimes registrados
Um dos casos aconteceu em maio, em uma concessionária de motos que fica no bairro Vitório Lucato, e foi flagrado por câmeras de segurança. Elas mostram o momento em que dois homens encapuzados entram na loja e rendem os funcionários.

De outro ângulo é possível ver um dos criminosos ao lado de fora dando partida em uma moto e, na sequência, roubando o veículo. Nesse momento, uma viatura da Guarda Civil Municipal estaciona em frente ao estabelecimento e corre na direção do outro assaltante que tentava levar outra moto.

Funcionário da concessionária, Gabriel Barbosa conta que os criminosos pediam dinheiro e motos de alta cilindradas.

“Acabaram levando uma [moto] de teste, só que bem no horário chegou a polícia e tentou pegar os marginais. No entanto, não tiveram êxito na ocorrência”, relata.

Um dos assaltantes acabou fugindo com o dinheiro do caixa, depois de derrubar uma das motos estacionadas em frente à loja.

“A polícia conseguiu encontrar uma das motos jogadas no moto. A outra ele deixou jogada no chão porque ele não conseguiu levar. Foi uma situação difícil pra gente que está trabalhando aqui todo dia, vendendo as motos”, acrescenta Gabriel.

Já o autônomo Ederval Ricardo Vendramini teve o carro levado pelos criminosos três vezes. A última foi há 15 dias.

“Quando eu fui buscar o meu, tinha resquícios de outros carros que tinham sido roubados no mesmo dia lá […] Não sei como a pessoa não tem como combater o crime se sabe que os carros são depenados ali”, afirma.

O que dizem estado e prefeitura

 

Segundo a SSP-SP, apesar do aumento no número de furtos e roubos de veículos, houve uma redução de mais de 30% no número de roubos em geral, graças ao trabalho da Polícia Militar.

A pasta reforçou, ainda, que a população pode ajudar, denunciando os casos, seja pelo disque denúncia, 181, ou no site da corporação. Em caso de emergência, a indicação é discar 190.

Já a Secretaria de Segurança Pública de Limeira comunicou que está atenta aos números e que tem adotado medidas para intensificar as ações de segurança na cidade. Comentou ainda que, nos últimos 15 dias, houve uma queda significativa nos índices.

Fonte: G1

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem