Prazer, Vini Jr.: combativo após racismo, jogador se consolida como astro e bate recordes de interesse

Prazer, Vini Jr.: combativo após racismo, jogador se consolida como astro e bate recordes de interesse

Jovem atleta alinha imagem a defesa de valores, em perfil semelhante a Lewis Hamilton e LeBron James

Vinicius Júnior bateu recorde de interesses após postura combativa contra os ataques racistas que sofreu

Vinicius Júnior bateu recorde de interesses após postura combativa contra os ataques racistas que sofreu Reprodução/Instagram

Vinicius Júnior estremeceu o futebol espanhol. Seu enfrentamento a mais um ataque racista mobilizou o governo brasileiro e a ONU, manchou a imagem do país e forçou a LaLiga, organizadora do campeonato, e as autoridades locais a se movimentarem. Seu nome explodiu. Na segunda passada, dia seguinte ao jogo em que fora chamado de “macaco”, bateu o recorde do Google no Brasil e se tornou a personalidade mais buscada da história da ferramenta em 24h. “Quem é Vini Jr?” foi a segunda pergunta ligada ao assunto mais feita, mostrando que ele atingiu até mesmo quem não acompanha esporte. A estrela do Real Madrid, agora, não precisa mais de apresentações.

Tamanha força consolida o jogador de 22 anos como astro do futebol. E com um diferencial. Ao contrário de ídolos como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, Vini não se destaca só pela excelência técnica. Sua imagem de atleta vencedor está aliada a defesa de valores. No seu caso, o combate ao racismo. E isso num esporte carente de estrelas com este perfil, como o são, por exemplo, Lewis Hamilton, na Fórmula 1, e LeBron James, na NBA.

— É cedo demais para fazer essas comparações. Mas é inegável o papel que ele está tendo neste momento. Ele acaba sendo uma das poucas figuras do mundo do futebol que levantou a voz desta maneira e com este tom — pondera Marcelo Carvalho, criador e diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol: — O Vini conseguiu chamar a atenção do mundo inteiro para algo que vinha passando e nada era feito. Com essa visibilidade, mobilizou uma série de agentes que até então só observavam as coisas acontecerem.

Vini Jr. em ação pela seleção brasileira — Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP

Vini Jr. em ação pela seleção brasileira — Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP

O atacante não começou a chamar as atenções para o racismo agora. E vai além de enfrentar ataques direcionados a ele. No ano passado, apadrinhou a iniciativa “Professores Pretos”, da Vivo, do Observatório e da CBF, de capacitação de treinadores negros. Em março, anunciou o desenvolvimento de um projeto antirracista voltado para crianças no Brasil. Atitudes que revelam uma estrela conectada com a geração mais jovem, que abraçou as questões de identidade. E que atende a uma demanda atual do mercado publicitário.

— Mudou a consciência do mundo inteiro em relação a determinadas ações serem inadmissíveis. As empresas estão trabalhando com ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa, em inglês). Elas não são mais mensuradas só pela qualidade do produto delas. Mas também pelos compromissos sociais, com o meio ambiente e com a governança ética. E no campo do social está o antirracismo. Estas siglas fazem com que empresas se valorizem. E uma crise neste sentido pode levá-las a perder valor na bolsa — diz Ivan Martinho, professor de gestão de marketing esportivo da ESPM.

Vinicius, que já havia sido o principal garoto-propaganda entre os jogadores da seleção na Copa do Catar, voltou a mostrar sua força publicitária com este episódio. Patrocinadores do atacante, como a Vivo e a Betnacional, fizeram postagens de solidariedade a ele e de repúdio ao racismo. A Nike, com quem estava em processo de litígio, foi além. Estampou pelas ruas de Madri e de Valência cartazes com uma foto sua e os dizeres “Não olhe para outro lado”.

A adesão também veio do público. Em três dias, Vini Jr. ganhou 3 milhões de seguidores só no Instagram. Número que corresponde a quase 10% do total de 37 milhões que ele possui.

O interesse pelo jogador, de fato, nunca foi tão grande. De acordo com o Google Trends, além de ter batido o recorde da ferramenta no Brasil de buscas em 24h por uma personalidade, as pesquisas envolvendo ele entre domingo e terça foram 41 vezes maiores do que nas 48 horas anteriores. A segunda-feira ainda foi o quarto dia de maior procura no país sobre racismo desde o início da série histórica da plataforma, em 2004.

Protagonismo no Real

A curva ascendente de popularidade acompanha a carreira dentro de campo. Vini faz sua temporada de maior protagonismo pelo Real. Balançou as redes 23 vezes e deu 19 assistências. Ninguém participou diretamente de tantos gols do time quanto ele. Não por acaso, já é cotado, ao lado de Haaland e de Mbappé, a preencher o vácuo que veteranos como Messi, Cristiano Ronaldo, Benzema e Lewandowski deixarão nas premiações de melhores do mundo.

Vinicius é protagonista no Real Madrid — Foto: JAVIER SORIANO / AFP

Vinicius é protagonista no Real Madrid — Foto: JAVIER SORIANO / AFP

Um movimento oposto ao de Neymar, nove anos mais velho. Embora ainda a principal referência da seleção brasileira, convive cada vez mais com lesões e com questionamentos pelo insucesso em liderar conquistas de peso. Mas o camisa 10 do PSG segue como uma das personalidades mais influentes do futebol. Ou seja: fora os gramados uma eventual mudança de protagonismo entre eles está longe.

— Neymar é a maior inspiração esportiva do Brasil neste século. Ele vivencia hoje o que construiu nos últimos 15 anos. Vinicius está se firmando como uma voz muito forte em causas que vão além do campo e seguindo caminho próprio — opina Bernardo Pontes, sócio da ALOB Sports, agência especializada em marketing de influência no esporte.

Fonte: O Globo

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