Prefeitura tira cobertores dos que dormem na rua, diz Julio Lancellotti

Prefeitura tira cobertores dos que dormem na rua, diz Julio Lancellotti

Em pleno inverno que tem batido recordes de temperaturas baixas, agentes da Prefeitura de São Paulo estão recolhendo pertences de pessoas em situação de rua sem que muitas delas atendam aos requisitos para se alojar nos abrigos municipais. Com isso, acabam ficando ao relento. A denúncia é do padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua. “Nessas operações, que eles chamam de zeladoria urbana, os agentes retiram cobertores, agasalhos, roupas, remédios, colchões, documentos, tudo”, disse o religioso à coluna.

Segundo Lancellotti, existe um decreto na prefeitura que regulamenta e disciplina essas ações, mas não é cumprido. “Eu falei para o prefeito Ricardo Nunes (MDB) que a regulamentação diz que não se pode retirar elementos que garantam a sobrevivência e que isso não é obedecido. Não adiantou”, lamenta.

O que a prefeitura apresenta como novidade para enfrentar o problema, diz o padre, é o projeto Reencontro, que aloja pessoas em conteineres adaptados como residências. “Isso é para um grupo insignificante, muito pequeno. Quanto aos centros de acolhida, muitos deles estão em precaríssimas condições”, afirma. “A burocratização para acolhimento é muito grande, muitos não se enquadram”.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem