Recorde Mundial: Índia conclui maior eleição geral do mundo, com quase 1 bilhão de eleitores

Recorde Mundial: Índia conclui maior eleição geral do mundo, com quase 1 bilhão de eleitores

Eleições pelo Mundo: a maior eleição do planeta - YouTube

Foto Redes Sociais – Youtube

A Índia encerrou neste sábado (1º) o processo da maior eleição geral do mundo, envolvendo quase um bilhão de eleitores. Este pleito, que durou seis semanas, abrangeu sete fases para contemplar todas as regiões do país, que é dividido em 543 distritos.

Embora a apuração oficial dos resultados esteja programada para terça-feira (4), o atual primeiro-ministro, Narendra Modi, é considerado o favorito para conquistar seu terceiro mandato consecutivo.

As pesquisas de boca de urna divulgadas pelo canal NDTV indicam que a aliança liderada pelo Partido Bharatiya Janata (BJP), de Modi, provavelmente garantirá mais de 350 assentos na câmara baixa do Parlamento, ultrapassando os 272 necessários para obter a maioria simples.

As eleições na Índia… certezas e controvérsias – Mapa Mundi

Quase um bilhão de eleitores participaram do processo eleitoral em sete fases que se iniciaram em 19 de abril.

Os resultados oficiais serão contabilizados em 4 de junho, com previsão de divulgação no mesmo dia. Uma eventual vitória de Modi, de 73 anos, o tornaria o segundo primeiro-ministro, após o líder da independência Jawaharlal Nehru, a conquistar três mandatos consecutivos.

Modi iniciou sua campanha de reeleição destacando as realizações dos últimos dez anos, mas posteriormente concentrou seus esforços em criticar o Congresso, acusando-o de favorecer a minoria muçulmana da Índia, uma alegação que o partido da oposição nega.

O desemprego e a inflação foram apontados como as principais preocupações dos eleitores neste país de maioria hindu, com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, de acordo com pesquisas realizadas.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem