São Paulo enfrenta onda de calor histórica

São Paulo enfrenta onda de calor histórica

Brasil enfrenta nova onda de calor em 2023 e muito forte

Foto: UOL

Por Lucas Pinto Ferreira – Estagiário PUC-Campinas

São Paulo pode ter todos os dias desta semana a temperatura máxima de 31ºC, sendo uma temperatura muito acima da media para essa época do ano. Essa condição é causada por uma massa de ar seco e quente que cobre o centro do Brasil, afetando todo o estado de São Paulo.

Segundo o Inmet, os termômetros devem superar o recorde histórico de maio, que é de 31,7ºC, registrado em 1943. A temperatura média máxima histórica para maio na cidade é de 23°C, mostrando um aumento de aproximadamente 10°C em relação ao normal.

Com a falta de previsão de chuva para a cidade de São Paulo até o início da próxima semana, a situação acaba ficando ainda mais preocupante.

O estado do Rio de Janeiro também está sob alerta de perigo, com temperaturas podendo ficar 5ºC acima da média por 3 a 5 dias, de acordo com o Inmet. Além disso, há alerta de perigo para outras regiões, como o oeste de São Paulo, o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, parte do Triângulo Mineiro e o sul de Mato Grosso, até o dia 1º de maio. Na capital paulista e no litoral, o alerta é de “perigo potencial” até o dia 2 de maio, com temperaturas acima da média por 2 a 3 dias, segundo o Inmet.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem