Semana terá chuva volumosa e chegada de nova frente fria no Rio Grande do Sul

Semana terá chuva volumosa e chegada de nova frente fria no Rio Grande do Sul

Meteorologia alerta para mais chuvas intensas no RS. Veja mapa

O estado do Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar uma semana de clima instável e temperaturas mais baixas, conforme apontam as previsões da MetSul Meteorologia. A partir desta segunda-feira (20), a região deve receber fortes volumes de chuva, com a entrada de uma nova massa de ar polar ao final da semana, prometendo dias gelados até o início da próxima semana.

Hoje, embora haja uma melhora nas condições climáticas em diversas áreas, a região leste do estado ainda deve enfrentar garoa e chuva leve. Na terça-feira (21), o sol pode aparecer entre nuvens em algumas partes, mas a instabilidade volta a predominar ao longo do dia, com chuvas em grande parte do território.

O destaque fica para a quarta-feira (22), quando uma nova frente fria avança pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul, trazendo consigo chuvas que se estendem por várias regiões. A instabilidade climática continua na quinta-feira (23), com previsão de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas, especialmente nas áreas centrais e norte do estado.

Na sexta-feira (24), a presença de umidade e o ingresso de ar frio provocarão chuvas, garoa e rajadas de vento que podem atingir até 90 km/h, contribuindo para um dia gelado, com mínimas abaixo dos 10ºC em várias localidades. Em Porto Alegre, por exemplo, as temperaturas devem oscilar entre 7ºC e 15ºC.

Os temporais previstos podem registrar volumes expressivos, especialmente no Sul do estado e na região de Porto Alegre, onde a situação das enchentes da Lagoa dos Patos e do Guaíba, respectivamente, ainda é crítica. Na Serra, no entanto, a expectativa é de chuvas menos intensas.

A partir de sábado (25), a instabilidade deve perder força gradualmente, embora ainda sejam esperadas rajadas de vento esporádicas devido à entrada de ar mais frio. O frio persistirá durante o fim de semana e o início da próxima semana, com possibilidade de temperaturas abaixo de 0ºC em algumas regiões, podendo ocorrer geada.

Além dos desafios climáticos, as condições meteorológicas adversas também têm impactado os esforços de resgate no estado, dificultando o acesso a áreas afetadas pelas enchentes. Autoridades alertam para o risco de hipotermia entre os afetados e pedem por doações de roupas e cobertores para ajudar a população vulnerável a enfrentar o frio intenso.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem