DPBEA na Escola encerra primeiro semestre de atividades

DPBEA na Escola encerra primeiro semestre de atividades

MEIO AMBIENTE
DPBEA na Escola encerra primeiro semestre de atividades

Desenvolvido ao longo do ano letivo, o projeto DPBEA na Escola encerrou as atividades do primeiro semestre de 2023 com mais de 150 crianças atendidas na rede municipal de ensino. Participaram das atividades, alunos das Emeiefs Profª Egle Maria Ciarrochi, Profº Creso Assumpção Coimbra e das CEIEFs Profª Jamile Caram de Souza Dias e Rafael Affonso Leite.

De forma lúdica e interativa, o projeto realizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, trabalha a educação ambiental e questões importantes como a guarda responsável de cães e gatos, castração, cuidados veterinários, alimentação, passeio correto com guia e coleira, além do carinho e brincadeiras para garantir a saúde física e psicológica dos animais.

Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi afirma que este trabalho, que acontece de forma permanente e constante, é fundamental para criar a conscientização efetiva. “As crianças aprenderam como devem ser os cuidados com os animais de estimação e posteriormente se tornam multiplicadoras para toda a família, destacou.

CUIDADOS

O primeiro semestre contou ainda com a Campanha Abril Laranja que conscientiza contra maus-tratos e crueldades com os animais. Alunos com deficiência auditiva atendidos pela Ceief Rafael Affonso Leite participaram do DPBEA na Escola em um formato inovador. Além dos cuidados e orientações, puderam sentir a experiência de interagir com um animal adestrado em LIBRAS.

O adestrador João Gonçalves apresentou às crianças, sua cachorra Lessie (uma Golden Retriever), permitindo que os alunos interagissem com o animal replicando os comandos ensinados por ele.

Protegidos pelo Código Municipal dos Direitos dos Animais, Lei Municipal 6260/2019 de autoria da vereadora Tatiane Lopes, os cães e gatos devem receber os cuidados adequados de seus tutores a fim de evitar maus-tratos e crueldade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Foto: Divulgação
Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem