Mudança Climática Causada pelo Homem Intensificou Chuvas em 15% no RS, Revela Estudo

Mudança Climática Causada pelo Homem Intensificou Chuvas em 15% no RS, Revela Estudo

Milhares de atingidos na maior enchente da história do RS

Um estudo realizado pela ClimaMeter apontou que as chuvas que resultaram na maior tragédia ambiental registrada na história do Rio Grande do Sul foram intensificadas em 15% devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.

O relatório, divulgado nesta sexta-feira (10), foi elaborado por cientistas de diferentes países que compõem a ClimaMeter. Utilizando registros de satélites, os especialistas analisaram eventos climáticos ocorridos no estado gaúcho ao longo dos últimos 45 anos. Os dados foram divididos em dois períodos: de 1979 a 2001 e de 2002 a 2023, com o objetivo de identificar alterações climáticas ao longo do tempo.

Embora eventos climáticos semelhantes aos que afetam o estado atualmente tenham ocorrido no passado, não foram observadas mudanças significativas na velocidade do vento ou nas variações de temperatura. No entanto, as áreas urbanas, incluindo cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo, apresentaram um aumento de até 6 milímetros na umidade diária.

Mudanças climáticas, enchentes no RS – Prof. Sergio Schneider já tinha  alertado 👨‍🌾🌱 👨‍🎓 - YouTube

Apesar de o fenômeno do El Niño possivelmente ter contribuído para os temporais recentes, a ClimaMeter destaca que ele não seria suficiente para causar os estragos observados. A interferência humana no meio ambiente é apontada como o principal agente causador da crise, de acordo com o relatório.

A crise resultante das fortes chuvas já deixou um saldo alarmante: 116 mortos, mais de 408 mil pessoas desabrigadas e 756 resgatadas feridas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual. Este evento reforça a necessidade de uma abordagem urgente e abrangente para lidar com as consequências das mudanças climáticas e suas ramificações sociais e ambientais.

Comentários Facebook

Compartilhe esta postagem